Quantos devo levar no casamento? Quem devem ser os padrinhos?
A noiva e o noivo devem fazer a escolha de seus padrinhos para o dia do casamento. E pode até parecer simples, mas é uma questão que possuem vários detalhes.
Os padrinhos devem ser pessoas que sejam próximas ao casal, pessoas queridas, seja tios, irmãos, primos ou amigos, o importante é ser pessoas que gostam do casal e vice-versa.
Muitos casais escolhem levar para padrinhos os próprios padrinhos e madrinhas de batizado, ou um primo mais querido, um amigo companheiro.
Não tem uma regra para levar tal padrinho, o que é regra é levar quem o casal mais se identifica, que está mais presente na vida do casal. Levar amigos que estejam convivendo com os noivos e não amigos do passado.
Quanto à quantidade de padrinhos/testemunhas não tem uma regra, o que não fica nada legal é encher de padrinhos, pois quem tem que se destacar é os noivos. O ideal é levar de 4 a 6 de cada lado, ou seja, 4 a 6 casais a noiva escolhe e mais 4 a 6 casais o noivo escolhe. Está ótimo totalizando 12 casais.
Cada um tem um pensamento e alguns casais evitam levar de padrinhos números ímpares, pois, segundo algumas pessoas trazem azar no casamento. O que vale é o que o casal pensa e acha melhor, e se não acredita não se importe com essas superstições.
Testemunhas ou padrinhos? Como devo falar?
Muitas pessoas falam padrinhos e outras testemunhas de casamento. Mas qual a maneira certa de falar?
Os dois estão corretos, tanto padrinho/madrinha, como testemunhas. A única diferença é que no casamento religioso é mais apropriado falar padrinhos, pois são pessoas conhecidas e queridas pelos noivos.
E no casamento civil o mais correto é chamar de testemunhas já que é somente um casamento civil e em alguns casos as testemunhas são pessoas desconhecidas, já que não é obrigatório levar testemunhas. Caso o casal não queira levar ninguém, pode ser arrumado testemunhas na hora do casamento civil, o próprio cartório arruma.
A questão é que tanto no casamento religioso ou no civil é necessário ter testemunhas do casamento para assinar e constar que o casamento foi realizado.